Estudantes ocupam a reitoria da UNIFAL, Alfenas MG!

Image

No dia 24 de julho de 2013, quarta-feira, foi deliberada em Assembleia Geral de Estudantes, a ocupação da reitoria da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), MG. Neste ato político a reitoria foi ocupada por volta das 18 horas e seguirá por tempo indeterminado até que as reivindicações sejam atendidas.

A assistência estudantil é um DIREITO de todos os estudantes que não têm condições de garantir sua permanência longe de casa. No caso de Alfenas, a PRACE (Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis), recebe uma verba específica para garantir a permanência dos estudantes para que possam concluir seus cursos, sem serem obrigados a trabalhar, prejudicando assim seu desempenho acadêmico. Entretanto este órgão não tem cumprido com sua função. Em 2013, com o aumento dos estudantes com perfil para a assistência, muitos pedidos não foram atendidos, há uma estimativa de mais de 200 pedidos indeferidos, o que significa que os mesmos correm o risco de ter de abandonar seus cursos e interromperem sua formação acadêmica. Avistando esses problemas, o Movimento Estudantil de Alfenas tentou dialogar com a reitoria e com a PRACE, mas sem sucesso.Não havia vontade política da reitoria da UNIFAL em resolver esta questão.

Por isso, a reitoria foi ocupada!

Por que ocupar a reitoria?! Ocupar a reitoria significa que estamos nos mobilizando por uma causa que é de todos. A administração da Universidade também compete aos estudantes. E o bom andamento dos processos de democratização do Ensino no Brasil, também! Ocupar é mostrar preocupação com a nossa formação, e a formação de nossos colegas. É ser agente político das transformações.

E nós, da Entidade Nacional de Estudantes de Biologia, viemos demonstrar nosso apoio público à ocupação da Reitoria da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Entendemos que existem muitos avanços no que diz respeito ao acesso a estudantes ao meio acadêmico, porém, acreditamos que existe um déficit de apoio para se garantir a PERMANÊNCIA destes, o que deveria ser prioridade de investimento do dinheiro público. Acreditamos que o/a estudante precisa ter voz nas decisões dentro da universidade, pois só assim suas demandas podem ser entendidas e sanadas, e assim criar uma real democracia dentro de uma universidade INCLUSIVA.

Acreditamos também que o nosso futuro só é possível se o presente for de luta! Muito força aos estudantes que já estão presentes na ocupação, e estamos na torcida para que mais estudantes se juntem e todas as pautas sejam conquistadas!

ENEBio Alfenas presente na ocupação! Presente na luta!

 

Avante juventude da UNIFAL! Pela Assistência Estudantil! Há Braços!!!

Image

Pátria Livre!

Venceremos!

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s